Orientações

Pré-operatório

Recomendações importantes do pré-operatório:

· Durante 15 dias antes da cirurgia, não use medicamentos derivados da aspirina, gingko biloba, anticoncepcional, antidepressivo, medicamentos para reposição hormonal, Vit E, ginseng, omega3 ou outros anti-inflamatórios.

· Procure tomar cuidado para não pegar resfriados ou gripes, pois qualquer doença pode provocar o cancelamento da cirurgia.

· Se houver qualquer tipo de problema de saúde antes da cirurgia, procure entrar em contato com o consultório para orientações.

· Não faça viagem de avião ou de longas horas por pelo menos 7 dias antes da cirurgia, se for viajar logo após solicitar orientações com o Dr Komatsu.

· Ideal parar de fumar 30 dias antes da cirurgia.

· Os remédios que você toma diariamente deverão ser tomados até 1 dia antes da cirurgia. Dependendo do medicamento, ele deverá ser interrompido antes.

· Evite tomar muito sol antes da cirurgia antes da cirurgia.

· Se desejar tingir os cabelos, faça pelo menos 1 semana antes da cirurgia.

· Não pode estar com as unhas pintadas, cílios artificiais, nem passar cremes no corpo ou maquiagem.

· No dia anterior da cirurgia, procure tomar um banho com sabonete antisséptico e inclusive lavar bem os cabelos. No dia da cirurgia, procure tomar outro banho antes de ir para o hospital.

· O jejum é necessário para a realização da cirurgia, sendo de pelo menos 8 (oito) horas antes da cirurgia. O jejum é absoluto, inclusive para água.

· Na noite anterior faça alimentação leve (evite gordura e bebida alcoólica).

· Ao preparar as malas, procure trazer roupas e calçados que sejam práticos para vestir e não esqueça objetos de higiene pessoal.

· LEVAR para o Hospital os exames pré-operatórios no dia da cirurgia.

· Chegue no hospital pelo menos duas horas antes do horário da cirurgia porque existe uma certa burocracia para a internação.

· Não levar jóias nem outros pertences ao hospital porque eles serão retirados para a cirurgia.

· Se eventualmente você tiver algum tipo de alergia, notifique a enfermagem e o anestesista.

· Se você estiver menstruada, não existe contraindicação para a realização da cirurgia. É necessário somente um cuidado a mais, portanto avise a equipe médica e a enfermagem.

· É importante saber se você está grávida ou não, já que a gravidez impede a realização da cirurgia.

· Procure controlar a pressão ou a diabetes com rigor alguns dias antes da cirurgia, se for o caso, para que a cirurgia transcorra o mais tranquilo possível.

Pós-operatório

Recomendações importantes do pós-operatório:

1- A alta hospitalar varia conforme cada paciente, mas em geral ocorre cerca de 12 a 24 horas.

Em casa você deve tomar a medicação conforme prescrição.

2- O retorno ao trabalho vai variar conforme o paciente e conforme a cirurgia realizada. Em geral cerca de 1 a 3 semanas depois da cirurgia você estará apta a voltar às atividades, variando conforme cada caso.

3- Você deve tomar cuidado com o sol por pelo menos 3 meses após a cirurgia.

Entre em contato

WhatsApp chat